Skip to main content

Alunos

Avaliação, Calendários e Horários

Calendário Escolar 2024/25

 

1.º Semestre

InícioFim
Licenciatura em Direito 09 de setembro de 2024 31 de janeiro de 2025
Aulas (Mestrado e Doutoramento) 07 de outubro de 2024 31 de janeiro de 2025
Licenciatura em Criminologia 09 de setembro de 2024 31 de janeiro de 2025
Licenciatura em Estudos de Segurança Interna 09 de setembro de 2024 31 de janeiro de 2025
Dia da Faculdade de Direito 12 de novembro de 2024  
Férias    
Férias de Natal 23 de dezembro de 2024 04 de janeiro de 2025
Avaliação Semestral    
Provas Globais de Avaliação Contínua (1.ºSemestre) 06 de janeiro de 2025 15 de janeiro de 2025
Exames de Recurso (1.º Semestre) 16 e janeiro de 2025 31 de janeiro de 2025

 

2.º Semestre

03 de fevereiro de 202531 de julho de 2025
Aulas (Licenciatura) 03 de fevereiro de 2025 31 de julho de 2025
Aulas (Mestrado e Doutoramento) 10 de fevereiro de 2025 31 de julho de 2025
Dia da Universidade 11 de abril de 2025  
Dia da Faculdade de Direito (Criminologia) 02 de julho de 2025  
Férias
Férias da Páscoa 14 de abril de 2025 26 de abril de 2025
Avaliação Semestral
Provas Globais de Avaliação Contínua (2.º Semestre) 02 de junho de 2025 14 de junho de 2025
Exames de Recurso (2.º Semestre) 16 de junho de 2025 30 de junho de 2025
Exames de Época Especial (1.º e 2.º Semestre) 01 de julho de 2025 31 de julho de 2025

Métodos de Ensino

O ensino do Direito desenvolve-se em aulas teóricas e aulas práticas, em que se busca o diálogo aberto e permanente entre o docente e os alunos.

Sob a orientação do docente das aulas práticas, os alunos devem estudar as matérias compreendidas no programa, de forma a estarem preparados para participar no debate dos temas e resolver exercícios práticos. Os alunos são encorajados a preparar em casa e a discutir nas aulas. Sempre que possível, haverá uma exposição teórica, acompanhada de exemplos práticos e de análise de decisões jurisprudenciais.

Métodos de avaliação contínua

O método de avaliação contínua visa apurar os conhecimentos do aluno na unidade curricular, tendo em conta o trabalho realizado no período letivo.

A avaliação assenta na apreciação dos trabalhos sobre temas apresentados nas aulas, sendo também ponderada a participação dos alunos na resolução de hipóteses práticas nas aulas, a preparação e realização de simulações de julgamento, entre outros, ao longo do semestre.

A classificação final da avaliação contínua resultará de uma ponderação entre a classificação obtida no teste escrito de frequência e o trabalho realizado durante o semestre.

O aluno que obtenha nota de Avaliação Contínua igual ou superior a 10 valores, fica aprovado na unidade curricular. Caso obtenha nota inferior a 10 passa para avaliação final, ficando admitido a exame escrito.

O aluno que obtenha nota no exame escrito, igual ou superior a 10 valores, fica aprovado na unidade curricular. Caso obtenha nota de 8 ou 9 valores, é admitido a prova oral.