Alunos
Avaliação, Calendários e Horários
Calendário Escolar 2024/25
1.º Semestre | Início | Fim |
---|---|---|
Licenciatura em Direito | 09 de setembro de 2024 | 31 de janeiro de 2025 |
Aulas (Mestrado e Doutoramento) | 07 de outubro de 2024 | 31 de janeiro de 2025 |
Licenciatura em Criminologia | 09 de setembro de 2024 | 31 de janeiro de 2025 |
Licenciatura em Estudos de Segurança Interna | 09 de setembro de 2024 | 31 de janeiro de 2025 |
Dia da Faculdade de Direito | 12 de novembro de 2024 | |
Férias | ||
Férias de Natal | 23 de dezembro de 2024 | 04 de janeiro de 2025 |
Avaliação Semestral | ||
Provas Globais de Avaliação Contínua (1.ºSemestre) | 06 de janeiro de 2025 | 15 de janeiro de 2025 |
Exames de Recurso (1.º Semestre) | 16 e janeiro de 2025 | 31 de janeiro de 2025 |
2.º Semestre | 03 de fevereiro de 2025 | 31 de julho de 2025 |
Aulas (Licenciatura) | 03 de fevereiro de 2025 | 31 de julho de 2025 |
Aulas (Mestrado e Doutoramento) | 10 de fevereiro de 2025 | 31 de julho de 2025 |
Dia da Universidade | 11 de abril de 2025 | |
Dia da Faculdade de Direito (Criminologia) | 02 de julho de 2025 | |
Férias | ||
Férias da Páscoa | 14 de abril de 2025 | 26 de abril de 2025 |
Avaliação Semestral | ||
Provas Globais de Avaliação Contínua (2.º Semestre) | 02 de junho de 2025 | 14 de junho de 2025 |
Exames de Recurso (2.º Semestre) | 16 de junho de 2025 | 30 de junho de 2025 |
Exames de Época Especial (1.º e 2.º Semestre) | 01 de julho de 2025 | 31 de julho de 2025 |
Métodos de Ensino
O ensino do Direito desenvolve-se em aulas teóricas e aulas práticas, em que se busca o diálogo aberto e permanente entre o docente e os alunos.
Sob a orientação do docente das aulas práticas, os alunos devem estudar as matérias compreendidas no programa, de forma a estarem preparados para participar no debate dos temas e resolver exercícios práticos. Os alunos são encorajados a preparar em casa e a discutir nas aulas. Sempre que possível, haverá uma exposição teórica, acompanhada de exemplos práticos e de análise de decisões jurisprudenciais.
Métodos de avaliação contínua
O método de avaliação contínua visa apurar os conhecimentos do aluno na unidade curricular, tendo em conta o trabalho realizado no período letivo.
A avaliação assenta na apreciação dos trabalhos sobre temas apresentados nas aulas, sendo também ponderada a participação dos alunos na resolução de hipóteses práticas nas aulas, a preparação e realização de simulações de julgamento, entre outros, ao longo do semestre.
A classificação final da avaliação contínua resultará de uma ponderação entre a classificação obtida no teste escrito de frequência e o trabalho realizado durante o semestre.
O aluno que obtenha nota de Avaliação Contínua igual ou superior a 10 valores, fica aprovado na unidade curricular. Caso obtenha nota inferior a 10 passa para avaliação final, ficando admitido a exame escrito.
O aluno que obtenha nota no exame escrito, igual ou superior a 10 valores, fica aprovado na unidade curricular. Caso obtenha nota de 8 ou 9 valores, é admitido a prova oral.