Skip to main content

Parcerias

Centro de Estudos Judiciários

Uma importantíssima relação de cooperação institucional.

A Faculdade de Direito celebrou o protocolo com o CEJ – Centro de Estudos Judiciários, em vista ao desenvolvimento de projetos comuns, em particular no domínio da formação contínua.

Ver na íntegra Protocolo FD-ULHT e CEJ-Centro de Estudos Judiciários

Ordem dos Advogados Portugueses

Com especial enfoque no ensino dos jovens advogados, advogados estagiários e dos estudantes, a Ordem dos Advogados, através do Instituto de Apoio aos Jovens Advogados (IAJA), e a FD-ULHT propõem-se organizar e ministrar conjuntamente cursos, congressos, conferências, seminários e jornadas destinadas à formação contínua de jovens advogados e advogados estagiários, e à formação complementar dos estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Lusófona de Lisboa, ou de outras áreas científicas conexas com o direito.

Ver na íntegra Protocolo FD-ULHT e OA – Ordem dos Advogados

Notários, Associações, Associações Científicas e Centros de Investigação, Instituições de Ensino Superior, Comissões, Sociedades de Advogados

ANJAP – Associação Nacional dos Jovens Advogados Portugueses

A ANJAP – Associação Nacional dos Jovens Advogados Portugueses é entidade parceira da Faculdade de Direito da Universidade Lusófona de Lisboa. A FD-ULHT celebrou um protocolo de colaboração com a ANJAP, visando garantir o acesso a uma melhor formação complementar aos Jovens Advogados e Advogados-Estagiários, bem como, para os estudantes de direito da nossa Faculdade, permitir-lhes de conhecer e confrontar com a realidade profissional dos Advogados. O protocolo constitui mais um importante marco no reconhecimento da qualidade da oferta formativa promovida pela Faculdade de Direito da Universidade Lusófona de Lisboa.

Ver na íntegra Protocolo FD-ULHT e ANJAP

Antas da Cunha ECIJA – Sociedade de Advogados

Foi celebrado, no passado dia 9 de abril de 2024, um protocolo de colaboração institucional entre a Faculdade de Direito da Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa e a Antas da Cunha Ecija - Sociedade de Advogados.
 
Este protocolo visa a instituição de uma parceria com vista ao desenvolvimento de atividades e de projetos conjuntos de interesse comum, em particular no domínio da formação teórico-prática de advogados e de outros profissionais forenses nas áreas do direito e da criminologia, bem como de outras áreas afins.
 
 

APAJ - Associação Portuguesa de Administradores Judiciais

Foi celebrado no dia 22 de novembro de 2023, um protocolo de colaboração entre a Faculdade de Direito da Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa com a Associação Portuguesa de Administradores Judiciais.

A APAJ é uma instituição associativa sem fins lucrativos que representa e defende os interesses dos Administradores Judiciais, visando intervir em todos os aspectos relacionados com a profissão.

Este protocolo visa a instituir uma parceria com vista ao desenvolvimento de atividades de formação especializada.

Ver na Íntregra o Protocolo FD - APAJ.

Associação de Mediadores de Recuperação de Empresas – AMRE

A Associação Mediadores de Recuperação de Empresas (AMRE) tem como missão o reconhecimento do valor da reestruturação e recuperação de empresas, bem assim, do papel dos profissionais de recuperação de empresas que, através da sua ação, contribuem para a redução do número de insolvências de empresas. Procura ser um espaço de participação e de apoio sustentado à reestruturação e recuperação de empresas, e aos profissionais de reestruturação e recuperação de empresas, contribuindo para a construção da identidade profissional e o desenvolvimento de uma profissionalidade reflexiva e eticamente situada, através da promoção de um conjunto de conteúdos formativos, em diversas áreas, a decorrer ao longo de cada ano.

Associação Portuguesa de Direito da Insolvência e Recuperação

A APDIR é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2018, que defende o direito da insolvência e recuperação como um vetor estratégico para o desenvolvimento e capacidade de atração de qualquer economia num mundo global, e cuja missão é colmatar a inexistência de uma organização transversal onde os diversos profissionais que trabalham na área da insolvência e recuperação se possam encontrar, partilhando experiência e conhecimento, designadamente através da organização de conferências, a promoção de projetos de investigação, a participação no processo legislativo ou a edição de publicações.

Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting – ALF

Foi celebrado um protocolo de cooperação institucional entre a Faculdade de Direito e a Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting, objetivando o desenvolvimento de actividades e projectos conjuntos de interesse comum, nomeadamente no âmbito da realização de conteúdo formativo e científico, em particular no domínio da investigação na área do Financiamento Especializado.

A ALF, fundada em 1984, é a única entidade responsável pelo Financiamento Especializado às Empresas em Portugal, congregando as empresas que realizam contratos de locação financeira, de factoring e de renting.

A parceria, firmada com a Faculdade, e que também se estende ao Centro de Estudos Avançados em Direito Francisco Suárez (CEAD) da FD-ULHT, potenciará a realização de atividades formativas e científicas conjuntas, bem como investigação científica, sobretudo entre os alunos de Mestrado e Doutoramento.

Ver na íntegra Protocolo FD-ULHT e AFL

CAAJ – Comissão para o Acompanhamento dos Auxiliares de Justiça

A CAAJ é uma entidade administrativa independente, com atribuições no acompanhamento, fiscalização e disciplina dos auxiliares de justiça (agentes de execução e administradores judiciais).

Por força do protocolo, será instituído um programa de estágios (profissionais e mini-estágios), a proporcionar pela CAAJ, a alunos do 1º e 2º ciclo de estudos, e serão realizadas diversas atividades formativas de natureza profissional e de caráter científico.

Ver na íntegra Protocolo FD-UHLT e a CAAJ

Website

Carlos Pinto de Abreu & Associados

Celebrado um protocolo de cooperação institucional entre a Faculdade de Direito da Universidade Lusófona e a Carlos Pinto de Abreu & Associados, objetivando o desenvolvimento de actividades e projectos comuns, nomeadamente no âmbito da realização de conteúdo formativo e científico, editorial e no campo das saídas profissionais.

A Carlos Pinto de Abreu & Associados é uma sociedade de advogados de elevado mérito e reconhecido prestígio, grande experiência na advocacia que oferece uma valiosa perspetiva da atividade profissional do advogado.

Ver site Carlos Pinto de Abreu & Associados.

Ver na Integra Protocolo FD-ULHT e Carlos Pinto de Abreu & Associados.

Cartório Notarial da Marinha Grande

A Faculdade de Direito celebrou um protocolo de cooperação em projetos de interesse comum, com o Cartório Notarial da Marinha Grande, titulado pela Notária, Senhora Dra. Laura Popa. O protocolo visa, nomeadamente, instituir e promover programas de estágios aos alunos do 1º e 2º ciclos de estudos.

Ver na íntegra Protocolo FD-ULHT e Cartório Notarial da Marinha Grande – Laura Popa

Comissão para o Acompanhamento dos Auxiliares da Justiça

A Comissão para o Acompanhamento dos Auxiliares da Justiça (CAAJ) é a entidade administrativa independente com atribuições de supervisão e regulação dos auxiliares de justiça.

A Faculdade de Direito da Universidade Lusófona e a Comissão para o Acompanhamento dos Auxiliares da Justiça visam a constituição de uma relação de cooperação entre as duas entidades, para o desenvolvimento de atividades conjuntas e projetos de interesse comum em particular no domínio dos estágios profissionais.

Ver Protocolo na Integra.

Instituto Brasileiro de Direito Estrangeiro e Comparado

A FD-ULHT celebrou no dia 6 de junho de 2023, a assinatura de um protocolo de colaboração com o IBDESC.

A Faculdade de Direito da Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa e o Instituto Brasileiro de Direito Estrangeiro e Comparado visam instituir uma parceria com vista ao desenvolvimento de atividades e projetos inovadores e voltados para a transformação da Sociedade, em particular no mundo lusófono.

Ver na Íntegra o Protocolo FD-ULHT e o IBDESC.

Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário

Foi celebrado no passado dia 29 de abril, um protocolo de colaboração institucional entre a Faculdade de Direito da Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa e o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário. 
 
O presente Protocolo visa a constituição de uma relação de cooperação entre a FD-ULusofona-CUL e o IBDP para o desenvolvimento de projetos conjuntos, em particular no domínio das atividades formativas.
 

Instituto Eduardo Correia

O Instituto Eduardo Correia (IEDC) é uma associação civil sem fins lucrativos, voltada à promoção e desenvolvimento das ciências criminais, correlacionadas, em razão de sua indissociável afinidade, com o direito constitucional e a filosofia do direito.

A Faculdade de Direito da Universidade Lusófona e o Instituto Eduardo Correia concordam em promover a cooperação entre ambas as instituições, através do intercâmbio de alunos, associados, docentes e investigadores, promoção de eventos científicos e culturais, implementação de projetos de investigação conjuntos e intercâmbio de informações e publicações académicas.

Ver IEDC-FD-ULHT (09.10.2019)

Website

JALP – Associação Internacional de Jovens Advogados de Língua Portuguesa

A FD-ULHT celebrou, no dia 26 de abril de 2022 (terça-feira), a assinatura do protocolo com a Associação Internacional de Jovens Advogados de Língua Portuguesa.

A JALP tem como objetivo principal apoiar, integrar e representar os Jovens Advogados oriundos de países de língua oficial portuguesa e Região Administrativa Especial de Macau.

Veja na íntegra o Protocolo FD-ULHT – JALP

José Pedro Aguiar Branco (JPAB)

Foi celebrado, no campus da Universidade Lusófona de Lisboa, o protocolo de colaboração institucional entre a Faculdade de Direito e a José Pedro Aguiar-Branco Advogados, que visa a promoção de atividades científicas e formativas conjuntas, bem como as saídas profissionais dos nossos estudantes.

A JPAB é uma sociedade de advogados de elevado mérito e reconhecido prestígio, cuja experiência na advocacia e a natureza multidisciplinar, de âmbito nacional e internacional, muito enriquece a rede de parceiros da FD-ULHT.

Na assinatura, estiveram presentes, além do sócio fundador da JPAB, Dr. José Pedro Aguiar-Branco, os sócios administradores Dr. Paulo Cutileiro Correia e Dr. Pedro Botelho Gomes, e a sócia Dra. Joana Silva Aroso.

Ver site JPAB.

Ver Protocolo na Integra FD-ULHT e JPAB.

NPCF Advogados

Assinado um protocolo que visa a constituição de uma relação de cooperação entre a Faculdade de Direito
da Universidade Lusófona de Lisboa e a NPCF Advogados para o desenvolvimento de projetos conjuntos de interesse comum, em particular no domínio das saídas profissionais e atividades formativas ligadas ao exercício da advocacia.

A NPCF aposta na seleção e formação de novos colaboradores, nomeadamente jovens, permitindo um crescimento seguro e sustentado, numa contínua melhoria.

Ver site NPCF Advogados.

Ver na Integra o Protocolo FD-ULHT e NPCF Advogados.

Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco

Foi celebrado um protocolo de cooperação institucional entre a Faculdade de Direito e a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco para o desenvolvimento de atividades conjuntas e projetos de interesse comum, assim como a realização e organização em parceria de atividades formativas de caráter ciêntifico, tais como seminários, conferências ou cursos livres, bem como eventos que se afigurem de mútuo interesse para ambas as partes em faces das atividades próprias de cada uma das instituições.

Ver Protocolo na Integra.

RSA - Raposo Subtil & Associados

Celebrado, com a RSA-LP & Associados, um protocolo com vista ao desenvolvimento de actividades e projectos comuns, nomeadamente no âmbito da realização de conteúdo formativo e científico, editorial e no campo das saídas profissionais, entre outros.

A Faculdade de Direito da Universidade Lusófona de Lisboa e a RSA-LP partilham um ADN comum de rigor e exigência, com um lastro de reconhecimento da importância do direito no mundo Lusófono, pelo que o objetivo assumido foi claro: um esforço comum de planificação e construção de conteúdos de excelência formativa.

Ver site RSA.

Ver Protocolo na Integra FD-ULHT e RSA.

Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região

Foi celebrado um Protocolo no dia 25 de julho, no Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, na presença dos Senhores Desembargadores daquele Tribunal, dos representantes da Escola Judicial (EJUD-6), mas também perante outras autoridades e representantes das instituições que formam o Getrin – Grupo de Trabalho Interinstitucional da 6ª Região -, foi formalizado, com a Faculdade de Direito da Universidade Lusófona – CUL e o Centro de Estudos Avançados em Direito Francisco Suárez (CEAD), um Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de promover, conjuntamente, estudos, investigação científica, ações educativas e pedagógicas na área da saúde e segurança do trabalho.

Ver na Íntegra o Protocolo FD-ULHT e o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região.

Parceiros de Mobilidade Erasmus+ e Overseas

A Faculdade de Direito promove as mobilidades Erasmus+ e Overseas para Docentes (Investigação ou Atividades Letivas), Alunos (estudos e estágios) e Staff (training) tendo celebrado diversas parcerias de cooperação interinstitucional.

Lista de Parceiros