Skip to main content

A Faculdade

Mensagem do Diretor

Dizeres de abertura

Mandariam, talvez, as regras do bem fazer comunicacional quando se quer projectar uma instituição que se começasse estes dizeres de abertura com palavras de exaltação da excelência desta Faculdade. No entanto, a cultura que aqui se trabalha e se pratica é a da sobriedade, a da contenção, a da verdade. Por isso dizemos que não queremos ser “novos”, porquanto a novidade não é um valor em si, se aquela não for acompanhada pela fundamentação das coisas. Por isso afirmamos que não queremos ser “clássicos”, porque o somos desde a raiz e muito mais. Por isso defendemos que não queremos ser iguais a tantas outras escolas de ensino do direito porque, sem dúvida, somos iguais mas somos indefectivelmente diferentes.

Diferentes pelo empenho e consistência com que abraçamos o mundo jurídico da lusofonia. Diferentes pelo equilíbrio com que ensinamos o direito em que se misturam, em doses não mensuráveis, a dimensão prática com a inescapável e absolutamente necessária fundamentação teorética. Diferentes porque seguimos com atenção o percurso de todos os nossos alunos ao longo da vida, quando antes, nos diferentes graus de ensino, os acompanhámos, sem nunca os limitar na auto-determinação e na criatividade, com interesse e colegialidade.

Diferentes porque temos a consciência de que somos uma faculdade jovem que não tem medo de ser jovem e que se não sente tolhida, bem ao contrário, de ser qualificada como tal. Temos, por certo, pouca história mas o que é sedutor e único é que seremos nós a fazer a nossa própria história.

Vem, pois, até nós para seres actor e autor de corpo inteiro na feitura da história da Faculdade de Direito da Universidade Lusófona (Lisboa). Contigo e com o que aqui encontrarás construiremos uma Faculdade de Direito diferente e com história.

José de Faria Costa
Diretor da Faculdade de Direito