Cursos Livres
Análise Forense de Documentos
Numa sociedade onde os documentos físicos continuam a desempenhar um papel central em contextos jurídicos, administrativos, económicos e de segurança, a verificação da sua autenticidade tornou-se uma competência crítica. A falsificação de documentos constitui uma ameaça direta à segurança jurídica e institucional, comprometendo não só a justiça e a confiança pública, mas também a integridade de transações comerciais e financeiras. Estes documentos são frequentemente utilizados como instrumentos em crimes complexos como corrupção, burlas, branqueamento de capitais, terrorismo ou tráfico de pessoas. Este curso avançado oferece uma abordagem prática e acessível à análise forense de documentos e notas, tornando crucial a formação de profissionais de diversas áreas capazes de identificar e prevenir estas práticas. Por meio de exemplos de casos reais e exercícios práticos, os estudantes desenvolvem competências para compreender como a perícia forense a documentos contribui para provar crimes de falsificação, apoiar investigações e reforçar a confiança nas instituições e na sociedade.
Condições de Ingresso
Licenciatura ou 12º ano de escolaridade em que na sua atividade profissional trabalhem com documentos de identificação, viagem, etc.
Competências
- Conhecimento do enquadramento legal e do valor probatório da prova de falsificação de documentos
- Capacidade de identificar sinais de falsificação e manipulação em documentos físicos e notas.
- Competência na aplicação de técnicas e procedimentos de análise forense de documentos
- Capacidade para interpretar e comunicar os resultados das análises
- Pensamento crítico e abordagem prática na resolução de casos
Destinatários
- Titulares do grau de Licenciado em Criminologia, Direito, Ciências Sociais e do Comportamento, Psicologia, Sociologia, Ciências Policiais, Química, Bioquímica, ou equivalente legal, por Universidade portuguesa ou estrangeira, desde que apresentem uma classificação mínima de 12 valores ou equivalente.
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo.
- Titulares de um grau académico superior português ou estrangeiro que o Conselho Científico reconheça satisfazer os objetivos do grau de Licenciado numa das Licenciaturas mencionadas.
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional em que na sua atividade profissional trabalhem com documentos de identificação, viagem, etc. (Forças de segurança, Magistrados e Auditores de Justiça, Advogados e Advogados estagiários, Técnicos de Assessoria aos Tribunais, Bancários, e outros interessados).
Programa
Módulo
- Fundamentos Forenses
- Enquadramento Legal
- Criminalidade Associada
- História dos Documentos
- Tipos de Documentos
- Análise do Papel
- Técnicas de Impressão
- Elementos de Segurança
- Biometria
- Ferramentas Digitais
- Tintas de Escrita Manual
- Tipos de Falsificação
- Metodologias de Análise
- Análise de Notas
- Análise de Documentos
- Visita de Estudo INCM
- Visita de Estudo LPC
- Visita Museu do Dinheiro
Saídas Profissionais
Forças de segurança, Controlo de acessos e segurança em aeroportos/fronteiras, Magistratura, Advocacia, Bancos, Seguradoras, Embaixadas, entre outros.
Horários
Sexta-feira, no período pós laboral (das 18h00 às 21h00), e aos sábados, das 10h00 às 13h00. As visitas de estudo serão realizadas em dia a combinar.