Skip to main content

Notícias

26º Aniversário da CPLP

"Por ocasião da comemoração do vigésimo sexto aniversário da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, celebrado ontem, 17 de julho de 2022, a Estrutura de Missão para as Relações com a CPLP associa-se às comemorações desta efeméride, expressando nesta ocasião três sentimentos muito profundos.

O primeiro é de regozijo. Regozijo, pelo caminho até aqui percorrido por esta organização internacional, única e insubstituível na sociedade internacional. Única, porque sendo geograficamente dispersa, congrega mais de 240 milhões de cidadãos que, na diversidade, partilham a mesma língua, a mesma cultura e os mesmos valores da liberdade, da democracia e da proteção inegociável da dignidade da pessoa humana. Insubstituível, porque num mundo com desafios cada vez mais exigentes para a afirmação destes valores, reafirma o multilateralismo como a única solução para a resolução dos conflitos internacionais e a cooperação internacional como o caminho adequado para ultrapassar desafios tão complexos como a recuperação económica, as alterações climáticas ou as desigualdades sociais que o século XXI nos trouxe.

Mas também de esperança. Esperança, no caminho que há por fazer, que temos de fazer em conjunto, e que inegavelmente mereceu um forte impulso neste ano de 2022 com a celebração do Acordo sobre a mobilidade no interior da CPLP que permitirá a criação de um espaço de total liberdade de circulação dos cidadãos da Lusofonia e um inegável reforço dos laços entre os povos desta Comunidade.

Por fim, o nosso sentimento é também de responsabilidade. Responsabilidade de assumirmos, firme e convictamente, o nosso estatuto de observador consultivo da CPLP de pleno direito, e podermos assim contribuir para esta Comunidade com um novo impulso à nossa participação que, estamos convictos, ocorrerá já durante este ano de 2022. Foi assim, com alegria e incontido ânimo, que escutámos as palavras do Senhor Secretário Executivo da CPLP que, por ocasião deste aniversário e a propósito do citado Acordo de mobilidade, sublinhou a necessidade de uma “estratégia renovada assente na circulação de conhecimento e intercâmbio académico” como um desafio para os anos vindouros.

É neste contexto, e com estes sentimentos, que, assumindo o seu papel único, fundacional e vocacional para a Lusofonia, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias assinala e celebra o vigésimo sexto aniversário da CPLP, afirmando o seu compromisso inalienável com a Lusofonia e com a Comunidade dos Países Lusófonos de Língua Portuguesa."

Professor Doutor José de Faria Costa
Professor Nuno Magalhães