Skip to main content

Notícias

Escola, Família, Comunidade: triângulo primordial da prevenção

A prevenção constitui-se como eixo fundamental das sociedades contemporâneas, abrangendo diversas dimensões e alavancando-se especialmente na educação. Há vários anos que as entidades parceiras promovem um seminário anual sobre políticas públicas de prevenção, procurando produzir conhecimento em ordem à definição de medidas que possam conter alguns comportamentos desviantes, v.g. o consumo de drogas e a toxicodependência, o alcoolismo, a delinquência juvenil, o abandono e insucesso escolares.

Em 2022, debateremos o triângulo primordial da prevenção, assente na Escola, na Família e na Comunidade.

Como sempre, uma ampla parceria que envolve a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), a Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência (CDT), a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), a Câmara Municipal de Odivelas, o Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, a PADEMA – Plataforma para o Desenvolvimento da Mulher Africana, o Centro de Estudos Avançados em Direito (CEAD) da Faculdade de Direito da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, a Rede de Antigos Alunos da Universidade Lusófona (RAAUL), a PSIJUS – Associação para a Intervenção Juspsicológica, a Crescer IPSS e a Associação para a Reflexão e Ação em Lisboa – Eng.º Aquilino Ribeiro Machado (ARALIS).

Contamos consigo presencialmente no Auditório Professor José Araújo (Biblioteca da Universidade Lusófona) ou através do link interativo que consta no cartaz.